VER & SABER


Projeto Perfil Brasil



Categoria: PORTFOLIO
Escrito por profª Sheila Suzano às 14:31
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Poema "Eu etiqueta" de Carlos Drummond de Andrade



Categoria: ARTES
Escrito por profª Sheila Suzano às 13:13
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Por que é tão polêmico ensinar a teoria da evolução?

Vamos evoluir mais neste assunto, visite o endereço

 http://www.ciadaescola.com.br/zoom/materia.asp?materia=246



Categoria: SABER
Escrito por profª Sheila Suzano às 11:42
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




“DARWIN: Descubra o homem e a teoria revolucionária que mudou o mundo”

Representante oficial do Museu de História Natural de Nova York no Brasil, o Instituto Sangari trouxe, ao Rio de Janeiro, a exposição mundial de Darwin. Depois de grande sucesso em São Paulo, a exposição chegou ao público carioca, que terve a oportunidade de conhecer mais sobre a vida e a obra deste renomado cientista. A mostra recria a viagem de descoberta de Darwin, que transformou a percepção sobre a origem e a natureza das espécies, além de retratar aspectos exclusivos da passagem de Darwin pelo Rio de Janeiro em 1832, há exatos 175 anos. Mais informações em www.darwinbrasil.com.br  http://www.darwinbrasil.com.br/darwin/rj/index.asp



Categoria: SABER
Escrito por profª Sheila Suzano às 11:39
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Arte Rupestre

Os primeiros artistas foram os homens pré-históricos que na tentativa de representar o seu mundo, trivial e natural, imprimiram nas paredes das grutas e cavernas, onde habitavam, imagens de animais e cenas de caça, cujo significado real continua sendo um enigma até os nossos dias.

 



Categoria: SABER
Escrito por profª Sheila Suzano às 11:26
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Mascotes de PEQUIM 2008

 
  • Beibei Jingjing HuanHuan Yingying Nini

As cinco mascotes dos Jogos Olímpicos de Pequim foram criadas com inúmeras interpretações. As Fuwa, como são chamadas, têm as cores dos cinco anéis olímpicos e levam uma mensagem de paz, amizade e boa sorte para todas as crianças do mundo.

Os próprios bonecos, que foram desenhados por Han Meilin e anunciados oficialmente em novembro de 2005, são representações de crianças. Eles também remetem a um animal e a chama olímpica: Beibei (um peixe), Jingjing (um panda), Huanhuan (a própria chama), Yingying (um antílope-tibetano) e Nini (uma andorinha) são os nomes dados às mascotes. Para completar, cada uma delas se refere a elementos da natureza, como terra, fogo, água, madeira e céu.

A intenção de ser politicamente correto é exposta no significado de todas elas. Dois dos bichos representados estão ameaçados de extinção: o panda e o antílope-tibetano. Este último ainda tem um teor diplomático, já que o Tibete vive em constante conflito com o governo central chinês pela independência da região do oeste do país.

O jogo de palavras também mostra a imagem da boa vizinhança chinesa. Se juntados os nomes das mascotes, eles formam a frase "Welcome to Beijing" em chinês (Bei Jing Huan Ying Ni ). Já Fuwa, na tradução, pode ser entendido como "bonecos da boa sorte".

Conheça a história de cada Mascote

Beibei

A mascote Beibei lembra um peixe, um dos símbolos da prosperidade chinesa. Ela também é a representação do elemento água, por isso remete aos esportes aquáticos. Assim como, o anel azul da bandeira olímpica (argola da Europa). Beibei foi apresentada como uma menina gentil e pura.

Jingjing

O panda Jingjing mostra honestidade e otimismo e representa os esportes que usam a força, como o judô e o levantamento de peso. Ele é o anel preto da bandeira olímpica (que simboliza a África) e tem como principal característica a felicidade. Entre os elementos da natureza, o seu é a madeira.

Huanhuan

Extrovertido e entusiasta, Huanhuan não é nenhum animal como os outros, e sim, a própria chama olímpica. A sua cor avermelhada representa a paixão e o anel da América na bandeira. Entre as modalidades, o boneco remete aos jogos com bola e tem o fogo como elemento principal da natureza.

Yingying

Ironicamente, Yingying é um animal em extinção (o antílope-tibetano) e tem como principal traço da personalidade a vivacidade e representa a saúde. Ele é o anel amarelo da bandeira olímpica (Ásia) e por causa do seu traço físico remete ao atletismo. Na natureza, o seu elemento é a terra.

AP

Nini

Nini é, como Beibei, uma menina (as duas únicas da turma) e traz o ideal de felicidade. A andorinha, animal que representa, carrega a personalidade inocente e alegre. Nos esportes, Nini remete à ginástica olímpica e tem o céu como elemento da natureza. O seu anel olímpico simboliza a Oceania.

Fonte de pesquisa:www.uol.com.br



Categoria: SABER
Escrito por profª Sheila Suzano às 11:17
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Ópera de Beijing

Pintura Facial

Pintura facial

A Ópera de Beijing foi formada por volta do ano 1790, baseada em alguns tipos de óperas de outras regiões. Ela combina a arte musical, literária, a arte de cantar, de dançar e de pintar em si.

A arte de pintar é mostrada principalmente na pintura facial, que inclui vários tipos e numerosos desenhos.

Na Ópera de Beijing, a cor da pintura facial indica o carácter e a moralidade da figura. Fala-se simplesmente: a cara vermelha tem um sentido comendatório e determina que a figura seja uma pessoa fiel e corajosa; a cara preta é neutra, mostra que a pessoa seja corajosa e vigorosa; a cara azul e a cara verde são também neutras e determinam que o cara seja um herói da floresta, o que representa uma pessoa que lute pela justiça e protege as pessoas pobres e fracas; a cara amarela e a cara branca têm um sentido pejorativo, que representam pessoas fraudulentas e cruéis; a cara dourada e a cara de cor-de-prata mostram mistérios e representam deuses ou espíritos.

O jeito de pintar a cara demonstra o nível do carácter que a cor representa. Por exemplo, numa cara branca, o tamanho da área branca demonstra o nível de fraude da figura: quanto maior a área fica, mais fraudulenta a figura é.

 

Fonte de pesquisa:http://www.minhachina.com/bjopera.htm



Categoria: SABER
Escrito por profª Sheila Suzano às 21:44
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




contribuição da arte oriental

Conhecidas por sua cerâmica, as civilizações orientais têm enormes contribuições para a história da arte contada no Ocidente. Uma das técnicas mais desenvolvidas – a gravura – foi criada na China. A arte japonesa influenciou a obra de Toulouse-Lautrec, Monet, Van Gogh e Manet.

   Pintura em aquarela (Flor de lótus)

A temática das flores aquáticas está presente tanto na arte oriental quanto na arte impressionista de Monet.

 Pintura a óleo (Ninféas)



Categoria: SABER
Escrito por profª Sheila Suzano às 18:52
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
    Categorias
      Todas as Categorias
      VER
      PORTFOLIO
      ARTES
      FAZER
      SABER
    Outros sites
      EducaRede
      C E André Maurois
      Elementos da Arte Visual
      Biblioteca de Cores/Imagens
      Mistura de cores
      esquema de cores
      Cor e Emoção
      Enciclopédia de arte
      História da Arte
      Livro Didático Público
      Jogo olhos da Arte
      Arte BR
      A última Ceia interativa
      tipologias free
      HAGÁQUÊ
       Enem: a leitura da imagem
      Ensinar Artes Vsuais
      Arte Educação
      Arte Matemática
      Alfabetização Visual
      Língua Portuguesa /Vídeo
      BOL - E-mail grátis
      UOL - O melhor conteúdo
      Contos-Mídias
      Consciência Ambiental
      Prática Ambiental
      Aquecimento Global
      Mulheres do Século XIX e XXI
      Cabe + uma mídia
    Votação
      Dê uma nota para meu blog